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Carlos Oliviero

Gestão Estratégica de Comércio Eletrônico

Objetivos

Formar profissionais com perfis multidisciplinares nas áreas de negócios, logística, estoques, marketing, sistemas de informação e finanças, aptos a trabalhar em empresas que mantenham alguma forma de comércio eletrônico, seja ele B2C, B2B, C2C ou B2G.

Capacitar o aluno para atuar na criação de projetos inovadores e na gestão de negócios, oferecendo novos modelos de comércio e a diversificação dos canais de vendas.

Diferenciais

O curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Comércio Eletrônico da FICS supre uma demanda por curso de especialização comumente oferecidos pelo mercado.

 

Mercado de trabalho

Segundo a WebShoppers, uma iniciativa da E-bit, cujo objetivo é difundir informações relevantes para o entendimento do comércio eletrônico no Brasil, o comércio eletrônico obteve um crescimento vertiginoso nos últimos 10 anos.

Somente no primeiro semestre de 2014, o segmento faturou R$ 16,06 bilhões superando o mesmo período em 2013 (quando registrou R$ 12,74 bilhões), um crescimento nominal de 26%, mesmo com uma inflação elevada (próximo do teto da meta) e com um baixo crescimento econômico. O número de pedidos neste período foi de 48,17 milhões, sendo 36% maior em relação ao primeiro semestre de 2013.

Para atender a essa demanda de mercado, o curso conta com um rol de disciplinas que reúnem a fundamentação necessária para o desenvolvimento, implantação, gestão, divulgação e atendimento.

Público alvo

Profissionais graduados nas áreas relacionadas em Tecnologia da Informação, Administração, Logística, Marketing e demais profissionais empreendedores do meio digital.

Perfil do egresso

O egresso deste curso poderá atuar nos mais variados segmentos do comércio eletrônico tais como: marketing digital, varejo digital, gestão de resultados, negócios on-line, entre outras. Ao final do curso, espera-se do profissional as seguintes competências:

 

Metodologia

A metodologia adotada tem por objetivo privilegiar uma participação ativa dos alunos, orientada por uma aprendizagem autônoma que permita uma articulação dos conceitos adquiridos com ferramentas adequadas na busca de soluções inovadoras para plataformas de e-commerce, por intermédio de aulas teóricas e práticas que visam explorar situações que envolvam soluções de problemas.

Certificação

Pós-graduação (lato sensu) – Especialização em Gestão Estratégica de Comércio Eletrônico (certificado expedido pelas Campos Salles).

Corpo docente

Doutores, mestres e especialistas com larga experiência acadêmica e profissional. Conheça um pouco mais sobre alguns profissionais que compõem o corpo docente do curso em Gestão Estratégica de Comércio Eletrônico.

Rodrigo Parron: Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista, especialista em Marketing de Serviços pela Fundação Armando Alvares Penteado FAAP. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Paulista UNIP. Doutorando em Comunicação pela Universidade Paulista UNIP. Professor dos cursos de Pós-Graduação em Marketing, Marketing de Serviços, Gestão de Vendas e Negociação e Comunicação em Mídias Sociais da FAAP - São Paulo SP. Professor do curso de Pós-Graduação de Propaganda e Marketing na Gestão de Marcas na UFRN, Natal RN. Professor dos cursos MBA em Gestão de Negócios em Varejo na FIA - São Paulo SP. 

Patrizia Parenti: Especialista em Empreendedorismo, Inovação & Empreendedorismo pela FGV, Especialista em Psicologia Social pelo IPR, Graduada em Administradora de Empresas pelo Mackenzie. É juíza em diversos campeonatos de inovação (I2P, Multicoop, Inova, Intel, etc). Atuou em empresas renomadas como: Microsoft (Gerente mundial do projeto Windows), IBM (Database Marketing), Citibank (Credit Scoring). Atualmente dirige a MakeSys, uma fábrica de softwares focada no desenvolvimento de e-commerce, tendo como principais clientes: C&C, Leroy Merlin, Pão de Açúcar, Microsoft, Cielo, Telefônica, entre outros. É. Professora nos cursos de Pós-Graduação em Gestão Web e Games - produção e programação do Centro Universitário SENAC SP.

Luciano Schmitz Simões: Doutor em Sociologia pela PUC-SP, Mestre em Human Resources and Employment pelo International Institute of Social Studies (Haia, Holanda), pela Universidade Erasmus de Roterdam (reconhecido pela PUC-SP). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É Professor da Escola Superior de Administração e Gestão Strong - ESAGS/FGV, onde também desenvolve projetos de iniciação científica em parceria com o International Institute of Social Studies (Haia, Holanda) e Professor das Faculdades Integradas “Campos Salles”. Tem experiência na área de Ciências Sociais Aplicada, com ênfase em Sociologia do Trabalho, assessorando tomadas de decisões de gestores públicos e privados no desenvolvimento de programas que envolvem geração de emprego, trabalho e renda.

Roberto Cezar Datrino: Mestre em Administração pela UniSant'Anna, MBA de Gestão de Negócios em Logística pela Universidade Anhanguera, Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela FISO. Graduado em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de logística no cursos de graduação das faculdades Integradas Campos Salles e Anhanguera e professor de Logística Empresarial na pós-graduação do Centro Universitário Senac.

Heloisa Helena Ribeiro de Castro: Mestre em Comunicação ECA-USP, especialista em Comunicação Social concentração em Marketing pela ESPM. Graduada em Comunicação Social concentração em Marketing pela ESPM, doutoranda em Comunicação pela Universidade Paulista. Professora e consultora da Universidade Paulista. Atuou em empresas de grande porte como Pão de Açúcar, Empresa Brasileira de Cosméticos e em agências de publicidade como Norton, Salles Interamericana e Cash Comunicações nos departamentos de mídia, atendimento e planejamento estratégico.

Claudinei Senger: Mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos. Graduado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Atuante diretamente nas áreas comercial, fiscal e tributária, com ênfase no direito internacional, de forma a apoiar a gestão financeira e administrativa de empresas em processo de expansão ou recuperação, estruturação e proteção de investimentos internacionais de curto, médio e longo prazo. Possui ampla experiência na área de Tecnologia da Informação, em especial, nas áreas de e-business, e-learning, reestruturação tecnológica física e metodológica voltada a organização empresarial (operacional, fiscal e tributária). Atualmente é Diretor Geral das Faculdades Integradas Campos Salles. Co-editor da Revista Acadêmica Augusto Guzzo – ISSN 1518-9597. É Professor nas Faculdades Integradas Campos Salles lecionando as disciplinas de Comércio Exterior e Relações Internacionais, Finanças Internacionais, Marketing Internacional, Fusões e Incorporações, Direito Eletrônico, Direito Tributário e Direito Internacional.

Coordenador

Carlos A J Oliviero: Especialista em Gestão Web pelo Centro Universitário SENAC. Graduado em Web Design e programação pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atua, desde 1979, na área de Tecnologia de Informação (TI), em ensino, desenvolvimento de softwares e consultoria. Já prestou serviços para empresas como: Akzo Nobel, Biblioteca Nelson Nery Jr., Camargo Dias, Fotóptica, General Motors, Itaipu Binacional, LCTE Editora, Mappin, McDonald’s, Pacheco Imóveis, Sharp, Usiminas, entre outras. É Professor nos cursos de Sistemas de Informação, Administração e Gestão Comercial das Faculdades Integradas “Campos Salles” e professor Sistemas Virtuais na pós-graduação do Centro Universitário Senac. É autor de mais de 40 livros técnicos publicados pela Editora Érica-Saraiva (4 em e-commerce) e 2 livros pela Editorial Hispano Americana S.A da Argentina.

Resumo

Carga horária: 365 horas
Calendário: Segundas e quartas das 19:00 às 22:30
Início: Março de 2015
Término: Agosto de 2016
Nº de vagas: 25
Processo seletivo: Análise de currículo e entrevista agendada com o coordenador.
Coordenador: Carlos Antonio José Oliviero

Componentes Curriculares

Disciplina
Horas
Fundamentos de E-commerce e E-busines: Aponta as possibilidades do e-business e e-commerce, discute seus fundamentos, benefícios e vantagens competitivas, suas tendências no Brasil e no mundo (24 h/a).
24
Metodologia da Pesquisa: Aponta e correlaciona os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico durante as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos, obedecendo as diretrizes estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), incluindo os aportes necessários para realização do Trabalho de Conclusão de Curso.
20
Direito digital em comercio eletrônico: Discute os conceitos do direito digital, tanto do ponto de vista da empresa quanto do consumidor. Pontua e promove a utilização de melhores práticas, fomentando uma cultura digital segura e de respeito ao cidadão.
20
Webwriting e gestão do conteúdo: Promove a produção de textos para o ambiente web em seus diversos contextos: informativo, corporativo e social, utilizando técnicas de redação e ferramentas de publicação adequadas a cada contexto, em prol de uma comunicação mais eficiente com o consumidor digital.
16
Convergência e Mobilidade: Apresenta e discute os aspectos relativos à convergência de conteúdo disponibilizada em sistemas e dispositivos móveis. Propicia a análise crítica da possibilidade de oferta de produtos e serviços nas plataformas ubíquas que permitem acesso imediato e com o usuário em trânsito.
20
Social Commerce: Apresenta as oportunidades de uso das mídias sociais no contexto das ações de comunicação, relacionamento, pesquisa de mercado e inovação aberta. Discute como criar estratégia e planejamento de ações, enfocando também as métricas específicas das mídias sociais, ferramentas e avaliação de resultados. Aborda as especificidades dos principais canais de mídias sociais, usando cases de mercado, com acertos e erros.
20
Arquitetura da Informação: Apresenta os conceitos fundamentais de arquitetura da informação, discute seus valores e aplicabilidade, reconhecendo e utilizando as múltiplas ferramentas e técnicas disponíveis online e off-line. Possibilita o desenvolvimento e gerenciamento de projetos web focados no usuário.
24
Métricas e Mecanismos de Busca: Apresenta os conceitos e a importância de métricas no ambiente, elenca as ferramentas e tecnologias mais modernas que auxiliam no processo, pontuando atitudes e diretrizes de implementação e sistematização inerentes a esse tipo de filosofia. Permite o conhecimento amplo sobre o tema, promovendo a mudança de atitude com relação ao planejamento e execução de projetos web sob esta ótica.
20
Gestão de projetos: Introduz os conceitos fundamentais de gerência de projetos alinhados às melhores práticas PMBOK, na perspectiva do gerenciamento de projetos de aplicações para web. Fomenta a cultura e a prática destes conceitos no cotidiano do responsável pela gestão de ambientes web tendo em vista as relações de escopo, prazo, recursos, ferramentas, custo e qualidade.
24
Startups e Empreendedorismo: Apresenta os conceitos de empreendedorismo sob a ótica do empreendedorismo digital e as nuances e especificidades que o meio possibilita. Permite especial atenção às empresas denominadas startups e fomenta a cultura empreendedora, permitindo a criação de um plano de negócio.
24
Marketing digital: Conceitua e analisa o papel do marketing no ambiente digital como ferramenta estratégica de construção e viabilização de conteúdo na plataforma web. Permite conceber e estruturar ações de relacionamento com o usuário dos serviços e dos produtos oferecidos na rede, bem como sua captação e manutenção por intermédio de dispositivos de fidelização, oferta de produtos e gestão de conteúdo.
24
Tecnologias e Infraestrutura para Comércio Eletrônico: Descreve e analisa o modelo de computação baseado no processamento, armazenamento e distribuição de conteúdo com acesso remoto via web. Permite o entendimento da aplicação dos conceitos de SaaS (Software as a Service) como estratégia de distribuição de produtos, sistemas e serviços baseados em plataformas web.
24
Comportamento do Consumidor Digital: Fundamenta os conceitos tradicionais sobre consumo e ciclo de compra (AIDA), contextualizando esse processo no universo das mídias digitais e, em especial, nos sites de comércio eletrônico e de comércio social. Aborda o comportamento do consumidor/usuário como parte relevante de projetos de comunicação transmidiática, discutindo as principais características que particularizam o “novo consumidor”; as gerações X, Y, Z e outras; os advogados da marca.
24
Gestão de Relacionamento com o Cliente: Contextualiza a gestão do relacionamento com o cliente, com vistas à discussão de estratégias de vendas, envolvendo a pré e a pós-venda. Discute a criação e o gerenciamento do cadastro de clientes, o SAC 2.0, a geração de leads e ações voltadas aos prospects, como forma de atender necessidades específicas, gerando benefícios tanto aos clientes quanto à empresa.
24
Logística e distribuição: Proporciona uma visão abrangente de toda a evolução dos suprimentos e logística, apresentando elementos essenciais para o seu entendimento em uma empresa atual. Desenvolve capacidades para analisar problemas de operações em logística sob ponto de vista funcional, do negócio e da empresa como um todo.
24
Gestão de Tecnologia e Inovação: Apresenta a gestão da inovação como processo, problematizando os critérios para a definição da estratégia tecnológica e de inovação, refletindo acerca da necessidade de sua adesão à estratégia corporativa. Discute os processos de conformação das estruturas organizacionais tendo em vista a inovação, apresentando as principais ferramentas e métodos para a gestão da tecnológica e de inovação de uma organização.
24
Orientação individual para Trabalho de Conclusão de Curso
5
Total
365

 

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